Pages

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Prevenindo-se Para as Festas de Fim de Ano

dívidas - pan etron
No fim de ano as festas e confraternizações simplesmente se multiplicam pela quantidade de pessoas presentes na sua vida, sem falar aqueles convites de quem você não tem tanta afinidade nem intimidade. Somando todas as festas às quais somos convidados nos sentimos verdadeiros pop stars, um único detalhe é que geralmente não temos a grana de um pop star e os gastos se elevam muito, então você fica numa sinuca de bico: não pode gastar, mas também não pode recusar certos convites (muitas vezes feitos por pessoas muito importantes para você).


Então... O Que Fazer?


É simples. Basta se preparar com muita antecedência, mas muita antecedência mesmo. Como no começo do ano estamos atolados com IPTU, IPVA, material escolar e uma série de outros gastos recorrestes do ano anterior é quase que impossível pensar em guardar dinheiro, portanto a prioridade é o pagamento das dívidas já que, por mais vantajoso que seja, nenhum investimento rende juros o suficiente para cobrir os das dívidas (que por sinal são juros absurdos). Então o primeiro passo é se organizar nesse começo de ano e pagar todas as dívidas do começo de 2013 e algumas de 2012... Mas é importante que pague a vista, pois adiar não é quitar a dívida.

E Depois?

Depois de estar com todas as dívidas pagas é hora de não passar por esse perrengue de novo, e ai batemos na mais chata das teclas, a importância de poupar (ver Como Ter Uma Boa Quantidade de Dinheiro no Fim do Mês). Primeiro some tudo o que você gastou nas festas de final de ano mais tudo o que gastará com os impostos e volta ás aulas (para quem estuda ou tem filhos), depois de ter o resultado em mãos, divida este valor por 8 meses (oito meses porque os três primeiros meses são para quitar as dívidas e o ultimo mês do ano é o mês de maior gasto) de posse do resultado, parabéns esse é o valor que você terá que poupar todo mês para ter um final de ano parecido com o ultimo, mas sem dívidas.

Achou o valor muito alto?


muito dinheiro - pan etronSe o valor está muito alto, é porque seu padrão de vida no fim de ano sobe muito mais do que você pode pagar (não esqueça que além de poupar para as festas é muito bom poupar para emergências) então o próximo passo e se preparar psicologicamente para um fim de ano um pouco mais barato, o que não significa pior muito pelo contrário temos várias opções gratuitas para curtir o fim de ano.

Então é melhor ir prevenindo-se para as festas de fim de ano (e as dívidas de começo de ano) a partir de agora, para não ter surpresas no próximo ano assim como é muito provável que teve com as contas desse.

Gostou? Então indique para seus amigos e dê sua opinião aqui nos comentários.

Imagens: everystockphoto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Dê sua opinião ou fale o que der na telha, pois aqui você tem voz!!!