Pages

domingo, 16 de dezembro de 2012

Como Ter Uma Boa Quantidade de Dinheiro no Final do Mês

É muito comum escutar que sobra muito mês no fim do salário. De fato isso é um mal que assola muitos trabalhadores que, assim como eu, não vêm seu dinheiro cair do céu, mas existem formas muito eficientes de ter seu salário presente na carteira por mais tempo.

As pequenas coisas do nosso dia a dia são as que levam a maior parte da fatia do nosso salário, já percebeu isso? Provavelmente já, é muito comum gastarmos com pequenas coisas que geralmente custam menos de R$ 10,00 e ao vermos a conta no fim do mês perguntar de onde veio isso tudo, achar que tem alguma coisa errada, isso até fazer as contas do mês e ver que os centavos fizeram toda a diferença.



Assim podemos concluir que basta ter um controle de quanto podemos gastar com essas "besteirinhas", embora isso não seja tão fácil quanto parece; então pegue uma caneta e uma caderneta (pode usar ferramentas mais atuais, mas indico essa minhas velhas amigas) e anote tudo o que você gastar no mês inteiro anote tudo mesmo, com valor e descrição ao lado para lhe lembrar no que foi gasto o seu dinheiro. Comece as anotações no dia limite de recebimento do seu salário e pare no mesmo dia do mês posterior. Com as informações em mãos o próximo passo é analisa-las, separar os gastos por grupos de necessário e não necessário.
anotando tudo - Pan Étron

Dos gastos necessários filtre ainda os que se repetem todo mês, e os que são esporádicos.

Após realizar a separação, é importante que você some tudo o que é necessário e mensal, se o resultado for maior que o seu salário está na hora de ter um padrão de vida menor (não quer dizer pior), mas se houver certa folga em seu salário mesmo abatendo o total de gastos necessários mensais, respire aliviado embora por pouco tempo, pois ainda vamos ter que fazer o mesmo nos gastos supérfluos.

Entende-se por supérfluo tudo o que é desnecessário (o que se pode viver sem). Pegue todos os gastos que se enquadram nesse perfil, liste-os em mensais e esporádicos, após realizar essa tarefa some as duas listas e veja se cabe no seu orçamento com folga. Se couber ótimo a folga a que me refiro deve ser usada como poupança, mas se não couber prepare-se para a pior parte: abrir mão de alguns lazeres.

Dica: é muito importante poupar certa quantia mensalmente, de preferência uma quantia pre-estabelecida, pois isso leva a uma disciplina financeira maior. Portanto é recomendável que você inclua essa quantia na lista das despesas necessárias mensais, para que não corra o risco de NÃO SOBRAR DINHEIRO.

Após ter realizado todos os cálculos, abata os gastos necessários (de preferência com a poupança incluída) do seu salário líquido, o que sobrar é o que você pode gastar durante todo o mês e o segredo vem agora: não gaste tudo o que sobrar no começo do mês distribua os gastos, principalmente com lazer, para o meio e final do mês.

Como fazer isso?
Andando sempre com a caderneta em mãos, assim você sempre terá anotado o quanto pode gastar no mês e irá abatendo os gastos feitos e atualizando o valor disponível para gastar.

Dei a dica de deixar os gastos com lazer distribuídos de uma forma mais significativa do meio para o final do mês, não que você não vá se divertir no começo dele, mas ao distribuir os gastos supérfluos dessa forma  você estará gastando com eles quando estiver bem perto de receber outro salário. Dessa forma você consegue ter dinheiro no final do mês sem se matar para isso.

Depois de dar esses passos, baixe a planilha de Controle Financeiro e passe os dados para ela.

Depois comente se deu certo!

Um comentário:

Gostou da postagem? Dê sua opinião ou fale o que der na telha, pois aqui você tem voz!!!