Pages

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Homens Devem Usar Proteção Solar!

Ultimamente, muito se têm falado sobre os protetores solares e ficou quase impossível se dizer que não usou porque não sabia. E de fato esse "dermocosmético" é de grande importância, não só por questões estéticas, mas principalmente por questões de saúde mesmo. Mesmo assim muitas pessoas deixam de usar esse aliado por vários motivos e o principal no geral é o fator financeiro, já que o protetor solar não é barato realmente tendo em vista o seu uso diário; Então essas pessoas acabam usando apenas em ocasiões especiais como ao ir a praia, por exemplo.

No caso dos homens a situação é ainda pior, muitos não usam o protetor solar pois isso "demonstra vaidade" (leia o post sobre vaidade), tudo que os "machões" não querem demonstrar (veja o que falamos sobre isso). Mas isso já foi assunto de outros posts, então vou me ater ao protetor solar.

Outros ainda até adquirem e utilizam o produto (quando lembram), mas quando se muda de rotina é de fato desconfortável e muitas vezes esquecemos mesmo. A minha geração (de 1990) para cá, se enquadra nesse perfil, pois passamos de uma época que nem se falava em proteção solar diária, para outra que se fala nisso até de mais, então nós temos a preocupação de usar, mas muitas vezes esquecemos por isso ter passado muito tempo fora da nossa cultura e depois ter entrado de vez, existe realmente uma adaptação a ser feita, o problema é que se sempre que esquecermos de passar deixarmos por isso mesmo nunca iremos nos lembrar.


Uma dica para todos é sempre levar o protetor junto com você tanto para uma eventualidade que você esqueça de passar, quanto para retocar de 2 em duas horas ou no máximo de 3 em 3. Isso mesmo embora na maioria das embalagens informe que tem um tempo maior de reaplicação, estudos comprovaram que depois de 2 horas as substancias presentes no protetor começam a de degradar, então se você trabalha diretamente no sol reaplique o produto de duas em duas horas, pois senão o efeito pode ser reverso; Quem não trabalha diretamente no sol pode passar um pouco desse período, mas só um pouco mesmo, pois mesmo que você não esteja sendo atingido diretamente pelos raios solares, indiretamente eles te atingirão (disso pode ter certeza).

Quanto ao fator é recomendado o mínimo de 15 fps, mas isso para peles negras, quanto mais clara for a sua pele maior deve ser o fator solar. Isso se dá porque os negros têm uma defesa natural na sua pele (a melanina) é a mesma substância responsável pela pigmentação da pele, portanto se você não teve a dadiva de nascer negro, e teve a (também) dadiva de nascer branco use no mínimo fator 30 fps.

Existem vários tipos e marcas deste produto no mercado, tem literalmente para todos os tipos e para todos os gostos, além da variedade de fatores, apresentação (fluido, gel, creme, ETC.) e tipos de pele existem ainda os que possuem produtos estéticos ou dermatológicos em sua composição, facilitando assim o uso do que seria mais de um produto, para citar alguns exemplos temos: Protetor com base, com hidratante, com anti-oleosidade e uma infinidade de opções que podem atender ou não ao seu perfil. (veja a diferença dos protetores quanto ao seu tipo de ação)



Eu confesso que nunca fui de passar todos os dias, passei uma época que não passava de forma alguma, até porque os que eu conhecia deixavam minha pele oleosa então só usava quando ia à piscina ou algo parecido (raramente), até que na adolescência, como muitos jovens, as espinhas (que vez ou outra ainda me atormentam) deixavam literalmente a sua marca, dai passei a procurar várias soluções e a usar protetor solar a maioria dos dias, mas ainda sim não era diário justamente por me esquecer algumas vezes, como já falei. Sem contar que era incômodo usá-lo pois os únicos que eu conhecia eram as marcas mais famosas e eram muito oleosos, ou seja, como eu já possuía uma pele oleosa então ficava com a pele avermelhada e geralmente as espinhas demoravam muito para sarar. Até que eu, pesquisando, encontrei um protetor para peles oleosas que hidrata a pele (um pouco mas hidrata), retém a oleosidade da pele como também a umidade; confesso que exitei um pouco pelo preço _cerca de R$ 65,00_ mas me rendi porque já não aguentava mais a pele avermelhada. Foi um bom remédio, hoje eu uso todos os dias e reaplico-o de três em três horas, mesmo trabalhando em lugar fechado e já vi melhoras incríveis em algumas manchas sem falar que diminuiu muito a quantidade de espinhas e o tempo de cicatrização (é importante ressaltar que esse protetor eu utilizo apenas no rosto, usando outros mais baratos e com o desempenho um pouco menor _fator 30_  para o corpo).

Esse é o protetor solar que uso (da La Roche-Posay) e apesar de ter pouca quantidade(50ml), você só precisa de muito pouco para passar em todo o rosto(a quantidade que eu coloque para tirar a foto foi mais que suficiente).Por ser quase um fluido se espalha muito bem, essa é a quantidade indicada, mas geralmente uso menos que isso, pois ele se espalha bem em todo o meu rosto. Ele é muito bom mesmo, eu indico!

Então lendo o parágrafo anterior mesmo o preço sendo elevado em alguns casos, nota-se que vale a pena, já que com esse valor você está deixando de gastar com remédios, e tratamentos dermatológicos futuros, então uma coisa compensa a outra e você sai ganhando com a saúde intacta. Porém se você não tem a pele oleosa como a minha, ou até tem, mas não tem condições financeiras para arcar com o custo de alguns protetores que realmente são caros, O marcado dá opções mais baratas, a partir de cerca de R$ 14,00. O que importa é está protegido contra os raios nocivos à pele.

E se ainda assim você está adiando (amanha eu uso), lembre-se que isso é acumulativo e quanto menos você se preocupa hoje, mais vai precisar se preocupar amanha e muitas vezes é uma preocupação sem volta, então cuide-se agora. Não perca tempo, neste caso tempo é saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Dê sua opinião ou fale o que der na telha, pois aqui você tem voz!!!